25 de abr. de 2016

ao longo do seguimento pré-natal é recomendado que a gestante realize diversos exames ultrassonográficos no intuito de avaliar o crescimento e o desenvolvimento de seu bebê. Existem dois exames ultrassonográficos morfológicos que avaliam mais detalhadamente a morfologia do bebê.

 O primeiro ultrassom morfológico (US morfológico do 1° trimestre) deve ser realizado entre 12 a 14 semanas de gestação ;  

O segundo ultrassom morfológico (US morfológico do 2° trimestre) entre 23 a 27 semanas de gestação.

Ambos devem ser realizados de forma rotineira, ou seja, devem ser realizados em todas as gestantes para identificar alguns fatores mais detalhados sobre o desenvolvimento do bebê.

O exame do segundo trimestre permite avaliar a morfologia fetal, bem como o crescimento do feto, a quantidade de líquido amniótico e o grau de maturidade placentária. É extremamente importante ressaltar que esse exame não consegue identificar 100% das malformações fetais existentes, porém ele rastreia grande parte das possíveis alterações.
O ultrassom morfológico é realizado da mesma forma que os demais exames ultrassonográficos, por isso não existe a necessidade de se assustar com o procedimento. O profissional irá aplicar o gel normalmente na região abdominal e por meio de um transdutor acoplado à máquina de ultrassom irá visualizar com mais precisão as informações necessárias. 

Geralmente, a descoberta do sexo do bebê é realizada por volta dos 4 meses de gestação (ao redor de 16 semanas) no US obstétrico,  mas caso não tenha sido possível confirmar o sexo fetal nesse ultrassom, o US morfológico consegue firmar esse diagnóstico.

Nenhum comentário: